Infelizmente, o número de acidentes com motociclistas vítimas de linhas de pipa aumenta drasticamente na época das férias escolares. O uso de cerol e da linha chilena tornam os ferimentos ainda mais graves para quem anda de moto.
Para não passar por uma situação como essa, seja na cidade ou estrada, a segurança é uma questão fundamental. Assim como o motociclista deve estar usando capacete e roupas adequadas, a Antena Corta Pipa é mais um equipamento indispensável para a moto.
Para quem não conhece, a Antena Corta Pipa é um acessório relativamente simples, bastante acessível e de fácil instalação, mas que tem uma função muito nobre: proteger os motociclistas das linhas cortantes.
A Antena Corta Pipa deve ser fixada no guidão da moto e estar sempre esticada para funcionar como uma barreira de proteção para o corpo e o pescoço do motociclista. O estilete na ponta da antena vai cortar a linha antes que atinja o piloto ou garupa.
O grande perigo das linhas cortantes está justamente na sua composição. As linhas de cerol são feitas de fios de algodão e barbante impregnados com cola e pedaços de vidro. Já a linha chilena é resultado de um fio misturado com cola e limalhas de ferro, sendo ainda mais poderosa que o cerol.
Quem pensa que está praticando apenas uma atividade de lazer, saiba que pode ser responsabilizado criminalmente, pois empinar pipa com linhas de cerol ou chilena é considerado crime e pode render pena de 2 a 5 anos de detenção.
Para a polícia o grande desafio é impedir a fabricação e comercialização desses tipos de linhas para pipas. Como falta fiscalização, é importante o motociclista estar consciente do perigo e adotar medidas de segurança.
Para denunciar pessoas soltando pipas às margens de rodovias e vias urbanas é só ligar 190 (Polícia Militar) ou 191 (Polícia Rodoviária Federal). Em São Paulo e vários outros Estados também é possível fazer denúncias anônimas pelo telefone 181.
Desde 2004, um grupo de motociclistas mantém uma campanha nacional na internet alertando sobre o perigo do uso de cerol nas linhas de pipas e as consequências terríveis que essa prática pode trazer para quem anda de moto. Vale conferir a campanha Cerol Não no site cerol.com.br.