Seguir os intervalos corretos para a troca de óleo é um cuidado que todo motociclista precisa ter com sua moto, pois, o lubrificante age lubrificando e protegendo as engrenagens e a parte da mecânica da sua máquina.
Dessa forma é importante ressaltar que o óleo lubrificante é um item fundamental para a “saúde” da sua moto. A lubrificação correta traz uma série de vantagens, como proteção do motor, redução do desgaste das peças e ainda ajuda na refrigeração.
A melhor fonte de consulta para saber o melhor óleo lubrificante para sua moto é o manual do proprietário, que traz uma série de informações do tipo de produto recomendado, sua durabilidade e os intervalos indicados para as trocas.
Também é importante observar o tipo de óleo recomendado pelo fabricante da sua moto, para usar sempre um produto com as caraterísticas e especificações de viscosidade e composição.
Outro aspecto importante, é ficar de olho no nível do óleo para não deixar muito baixo e nem acima da marcação, pois tanto uma situação quanto a outra são prejudiciais para o motor. Para verificar se o nível está correto, cheque a marcação da vareta medidora que deve estar entre as duas marcas de mínimo e máximo.
Normalmente, os intervalos de troca de óleo para motos acontecem a cada 3.000 km ou até 10.000 km para modelos Premium. Se o nível baixar antes do prazo, é importante completar com um produto da mesma marca e especificação.
Também há casos de motociclistas que rodam muitos quilômetros diariamente, como motoboys, que fazem a troca de lubrificante a cada 1.000 km, para proteger o motor pelo uso de combustível de má qualidade.
Complementando os cuidados com a lubrificação, é importante checar a limpeza e a troca do filtro de óleo. O item deve ser limpo sempre que necessário e substituído segundo o prazo indicado pelo fabricante da moto no manual.