Atenção para a nova placa padrão Mercosul

Aos poucos os Detrans de todo o Brasil estão oferecendo o novo modelo de placa de identificação para veículos, de acordo com o padrão estabelecido pelos integrantes do Mercosul. O prazo para implantação em todo o país é 31 de janeiro de 2020, passando a vigorar para alguns grupos de veículos que devem providenciar a renovação das placas:

– Veículos novos

– Veículos que trocaram de município

– Veículos que mudaram de categoria (táxi para carro de passeio)

– Veículos com a placa atual ilegível ou danificada

As novas placas não possuem mais lacre e trazem sete caracteres com código alfanumérico (letras e números) que podem ser embaralhados, permitindo cerca de 450 milhões de combinações, além de QR Code (código bidimensional com várias informações do veículo).

Quem quiser se antecipar e providenciar a troca da placa voluntariamente, se o Estado de registro do veículo já estiver usando o novo sistema de emplacamento.

Por enquanto, é possível antecipar a mudança das placas nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Norte.

Para os demais Estados, fica facultado ao proprietário do veículo antecipar a substituição das placas do modelo atual, também a partir de 31 de janeiro de 2020.

Para os proprietários de veículos no Estado de São Paulo, o Detran de SP informa que está estudando as melhores alternativas para implantação do modelo da placa Mercosul, conforme a Resolução nº 780/2019, em relação ao cronograma que deve ser adotado.

É importante ressaltar que alguns sites na internet estão vendendo cópias e réplicas das placas padrão Mercosul, mas não caia nesse golpe. O uso irregular do dispositivo pode render multa pesada, sete pontos na carteira do condutor e apreensão do veículo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s