Revisão da sua moto: quais itens devem ser checados?

Sim, passou rápido. O fim de ano chegou e com ele as férias e as possíveis viagens. Antes de colocar o pé na estrada é primordial que façamos uma revisão completa. Assim, além de nos mantermos seguros, evitamos dores de cabeça e imprevistos no meio da viagem.

Mas o que deve ser checado? Listamos os itens que precisam ser mantidos sempre em ordem mesmo para o uso em viagens mais curtas.

Óleo do motor – Ele tem validade, no entanto, o uso frequente do veículo faz com que ele sofra variações de temperatura que interferem em suas características originais. Por isso, o óleo precisa ser trocado dentro do período recomendado pela montadora, que varia entre 1.000 e 10.000 km, dependendo do modelo da moto. Mas também é preciso estar atento à validade do componente e trocá-lo mesmo que o veículo não tenha sido utilizado nem atingido o limite máximo de quilômetros rodados.

Relação – É composta pela coroa, corrente e pinhão, que sofrem grande atrito com o movimento do veículo e em função da sujeira. Isso interfere no consumo de combustível e compromete a segurança do motociclista. O ideal é que esse conjunto seja trocado sempre que houver esse desgaste em um ou mais componentes.

Freios – É observado se há um desgaste dos componentes ou se é preciso realizar ajustes de altura. Quando necessária a manutenção, as intervenções possibilitam que a frenagem seja mais eficaz.

Carburador – Geralmente, é feita somente a limpeza dessa peça, em função de resíduos que se acumulam por causa de impurezas encontradas no combustível. Porém, alguns sinais podem evidenciar a necessidade de fazer ajustes na entrada de ar ou de combustível. Embora não seja tão frequente, essa condição pode fazer a moto perder um pouco de potência e ainda aumentar o seu consumo.

Pneus –  é verificado se eles estão desgastados, ressecados ou se precisam ser calibrados. O proprietário pode fazer essa avaliação e, na verdade, ela é muito importante para todas as vezes que ele for sair com sua moto.

Sistema elétrico – Essa parte é um pouco mais simples. Ela é feita apenas para analisar se todas as luzes estão funcionando, bem como os instrumentos do painel. Manutenções são realizadas apenas se for identificado algum problema. Nesse caso, pode ser preciso somente trocar uma lâmpada ou fusível, por exemplo.

Caso precise de peças ou acessórios para você e sua moto, acelera pro nosso site e encontre diversas opções em um só lugar. http://www.imotopecas.com.br

Acessa que tem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s