5 dicas para motociclistas iniciantes

O início de um novo ano é perfeito para colocar em prática planos e sonhos antigos, como o de pilotar ou dirigir. A correria do dia a dia com estudo, trabalho, compromissos e lazer demandam um meio de transporte ágil e com maior mobilidade, o que torna as motocicletas a primeira opção de grande parte da população.

Se você resolveu se aventurar no mundo das motocicletas ou está pensando em aderir as duas rodas, confira algumas dicas importantes para que você pilote com mais facilidade e segurança.

1 – Relaxe a aproveite. Nos primeiros meses, o nervosismo pode resultar em uma postura de pilotagem extremamente rígida. Tente pilotar com naturalidade! Pressione levemente os joelhos no tanque e segure o guidão com firmeza, mas sem exagerar. Lembre-se que você e a moto são um conjunto. Quando você pilota, ela é a extensão do seu corpo.

2- Equipamentos de segurança são fundamentais. Por lei, o uso de capacete com viseira ou óculos de proteção é obrigatório, bem como vestuário de proteção. Como não há especificação dos trajes, o bom senso é que sejam utilizadas luvas, calçados que protejam o tornozelo e roupas – calça e jaqueta – com proteção nos pontos cruciais. Verifique o que se enquadra melhor com o seu perfil e proteja-se conforme a sua rotina. Aproveite e confira a variedade de equipamentos de proteção que temos no Imotopeças.

3- Tenha atenção com os freios. Para aprender os segredos de uma boa frenagem, procure uma rua tranquila, um pátio de estacionamento vazio, ou um local no qual você possa treinar e repetir as frenagens em baixa velocidade. Alterne os freios dianteiro e traseiro até entender como cada um atua.

4 – Cuidado com os pneus. As motocicletas têm apenas duas áreas de contato com o solo, por isso, cuidar dos pneus é extremamente importante. Pneus de má qualidade ou desgastados afetam a pilotagem e colocam sua vida em risco. Esteja atento a vida útil do seu pneu.

5 – Atenção ao estacionar. Em locais íngremes após estacionar deixe a primeira marcha engatada para que ela adquira a função de “freio extra” de estacionamento. Agora, quando usar o cavalete central, a regra é simples: nas ruas íngremes a roda dianteira deve estar apontada para a parte mais elevada da via, deste modo fica mais fácil a movimentação.   

Lembre-se: quanto mais você pratica, mais você aprende e melhora o seu desempenho. Acumular quilômetros rodados fará com que você domine cada vez mais a sua motocicleta. Então, rodas na estrada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s