Dicas para pilotar na chuva com segurança

Os dias chuvosos demandam atenção redobrada dos motociclistas. As gotas de chuva afetam a visibilidade, os retrovisores e viseiras ficam embaçados, a pista mais escorregadia, os riscos de fechadas são maiores e para evitar acidentes algumas precauções são necessárias.

O acúmulo de água no solo aumenta os riscos de derrapagem, além disso, a água empossada nas vias esconde obstáculos capazes de causar quedas. Para que você consiga pilotar na chuva com mais segurança o Imotopeças separou algumas dicas. Confira:

Proteção – Utilize equipamentos apropriados. As capas de chuva além de mantê-lo seco e aquecido, possuem faixas reflexivas que auxiliam em situações de baixa visibilidade.

Atenção às vias – Ruas molhadas escondem buracos, obstáculos e ficam extremamente escorregadias. Ande pelas faixas centrais onde o risco de derrapagem é menor, uma vez que a água escorre para as laterais das vias. Tente andar sobre a trilha que os pneus dos carros da frente deixaram, o excesso de água e sujeira é bem menor.

Aja com cautela – Com a chuva o pneu perde aderência com o solo, facilitando a derrapagem, portanto evite freadas bruscas. Pratique a direção defensiva e mantenha distância dos outros veículos para uma frenagem segura.

Sempre verifique os pneus – Mantenha os pneus calibrados, verifique se não estão carecas e faça a manutenção preventiva da moto. Na chuva, os sulcos dos pneus devem estar em pleno funcionamento para evitar que a água passe e que não ocorra aquaplanagem.

Cuidado com o chão – As faixas pintadas no solo quando molhadas são extremamente escorregadias, evite passar por cima delas. Pisos de estacionamento e chão de concreto como os de shoppings e postos de gasolina, com a chuva representam perigo por serem lisos ocasionam a perda de aderência dos pneus da moto.

Pilotar na chuva é sempre um desafio, pilote por você e pelos outros. Esteja atento em tudo à sua volta. Lembre-se que a parte mais frágil é sempre a do motociclista, não se torne vítima das circunstâncias ou de um erro humano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s