Viajar de moto exerce fascínio na maioria das pessoas. Muitos já tiveram o sonho de cair na estrada, sem destino, rendendo-se a liberdade de viajar em uma moto estradeira, sem capacete, jaqueta ou malas, igual aqueles antigos filmes americanos.
Mas, antes de sair rodando por aí, é preciso voltar a realidade, planejar a viagem e levar em consideração alguns pontos extremamente importantes. Por isso, nós do Imotopeças preparamos um passo a passo de como organizar a sua tão sonhada viagem de moto!
Itens de segurança – Confira e separe os itens essenciais de segurança como luvas, botas resistentes, jaqueta com protetores internos, calças reforçadas e certifique-se que o seu capacete está sem danos e na data de validade.
Revisão – Antes de viajar certifique-se que sua moto está com a revisão em dia. Faça a inspeção de segurança, verifique a rodagem e pressão dos pneus, as pastilhas de freio, teste os faróis, os sinais e a buzina. Se for uma viagem muito longa, realize a troca de olho de dos filtros antes de viajar.
Planeje – Estude a rota que irá percorrer. Verifique os locais de possíveis paradas para abastecer, realizar alongamentos, comer e beber. Pesquise as condições das estradas, a previsão do tempo. Verifique se no trajeto há riscos de acidentes ou assaltos.
Bagagem – Quando se viaja de moto menos é mais. Reduza ao máximo a sua bagagem, utilize protetores de alforges laterais para que as bolsas não sejam danificadas. Baús e bolsa de tanque também são opções práticas. Posicione bem a bagagem e amarre tudo com firmeza. Mala frouxa que pende para um lado, além de desconfortável é perigosa.
Roupas e acessórios: Muito além do capacete, as roupas e acessórios também são fundamentais para a proteção do motociclista. Calçado fechado e reforçado protege os pés e são fundamentais em toda e qualquer viagem. Deixe a bermuda para quando chegar ao destino. Mantenha sempre o capacete afivelado e a viseira fechada.
Seja prudente – Na estrada toda atenção é pouca. Mantenha os faróis acessos, respeite os limites de velocidade e tenha atenção as placas de sinalização. Se possível ocupe o centro das pistas e redobre o cuidado no momento da ultrapassagem. Aproveite, curta as paisagens, conheça novos lugares e liberte-se ao prazer de pilotar sem pressa.