Cuidados na manutenção da sua moto

Andar de moto é um enorme prazer, mas além de rodar por aí, é preciso fazer a manutenção da sua magrela para que ela esteja com tudo em dia e não apresente problemas.

A manutenção de moto é algo simples, que não precisa ser caro. É possível realizar a manutenção aos poucos, desde que você se organize e entendo o que sua moto está precisando. Mantendo a manutenção em dia você evita acidentes e ainda reduz o consumo de combustível.

Confira alguns cuidados que deve tomar durante a manutenção da sua moto:

Atenção aos cabos

Os cabos de freio, acelerador e embreagem devem estar com a regulagem adequada e precisam ser lubrificados para que não se rompam. Também é importante verificar os cabos das velas, eles estão diretamente relacionados com o rendimento e consumo da sua moto.

Luzes

As luzes são fundamentais para o motociclista. São elas que garantem que você será visto pelos condutores, facilitando a identificação das motos no trânsito. Por isso, verifique sempre se todas as luzes estão funcionando e caso precise, você mesmo pode trocá-las, uma vez que não há necessidade de ferramentas de alta precisão.

Pneus

A manutenção dos pneus deve ser semanal, enchendo os pneus e mantendo a calibragem correta. Além disso, preste atenção no estado das válvulas, que caso danifiquem podem descalibrar os pneus. Crie o hábito de observar as rodas para verificar se não entortaram e esteja atento a profundidade do sulco dos pneus.

Os pneus desgastam naturalmente com o tempo, fazendo com que o atrito com solo diminua e as chances de cair aumentem, por isso, observe sempre os desenhos, eles são responsáveis por drenar a água da chuva e por ajudar no atrito, pneus carecas ou no limite da marcação devem ser trocados.

Verifique os freios

Os freios devem ser constantemente verificados. O desgaste dos freios a disco pode ser analisado a olho nu, já os freios a tambor devem ser removidos e olhados com cuidado. Ouça suas pastilhas, quando gastas elas emitem ruídos agudos. E fique de olho no fluído do freio para sempre manter o sistema lubrificado.

Óleo do motor

O tempo da troca de óleo pode diminuir de acordo com a frequência que a moto é utilizada. O uso severo, no caso de motoboys e motofretistas, faz com que o tempo da troca de óleo diminua pela metade. Para evitar transtornos verifique no manual da sua moto de quanto em quanto tempo o óleo deve ser trocado e qual tipo específico deve ser utilizado. Lembre-se de trocar o filtro de óleo cada vez que substituir o óleo do motor, para evitar que impurezas se misturem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s