Tudo o que você precisa saber sobre viseiras

Equipamento obrigatório para motociclistas, a viseira é um item de segurança que protege os olhos e parte do rosto de impactos da chuva, poeira, insetos e detritos como pedrinhas que podem ser jogados por outros veículos em movimento. Elas fazem parte do capacete e podem ser encontradas nos padrões cristal, fumê light, fumê e metalizado.

Embora existam variados modelos de viseira, no período noturno apenas a viseira cristal é permitida. Os demais modelos só podem ser utilizados durante o dia e o piloto deve realizar a troca assim que começar a escurecer para evitar multas.

Entre os cuidados com a viseira está o de deixá-la sempre em boas condições: limpa, sem rachaduras ou arranhões que possam atrapalhar a visão do piloto. Em dias de chuva, nos quais a visão fica comprometida, embora levantar a viseira possa ser instintivo, não é correto.

A viseira só pode ser levantada se por algum motivo a motocicleta estiver parada na via. Porém, assim que o piloto voltar a se movimentar, ela deve voltar a ficar abaixada. Caso não esteja conseguindo enxergar bem e veja as coisas distorcidas, por conta do capacete e viseira, o ideal é procurar abrigo fora do acostamento, em local seguro e que evite acidentes.

O uso da viseira só pode ser substituído por óculos de proteção específicos para motociclistas e nos modelos aprovados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Cotran), uma vez que os óculos comuns não fornecem proteção adequada e podem ser facilmente arrancados pelo vento, quando o piloto movimenta a cabeça ou em casos de colisão.

Infrações relacionadas a viseira:

O Código Brasileiro de Trânsito possuí leis e normas específicas relacionadas a viseira. Pilotar sem viseira ou óculos de proteção é uma infração gravíssima que além de acrescentar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dá uma multa de R$ 293,47 e a suspensão do direito de pilotar.

Andar com a viseira levantada, sem óculos de proteção, com a viseira fumê ou metalizada no período noturno é uma infração leve. O piloto receberá 3 pontos na habilitação e uma multa no valor de R$ 88,38.

A viseira é um equipamento de segurança indispensável, importante para a sua proteção, a utilize sempre. No Imotopeças temos uma variedade enorme de modelos de viseira e óculos de proteção. Clique aqui e confira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s