Cuidados para evitar acidentes de moto

Motociclistas estão diariamente na rua e são os que tem mais probabilidade de sofrer acidentes. Por isso é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes, lembre-se que você pilota por você e pelo outro. Dê seta ao mudar de faixa, não ultrapasse pela direita e respeite as normas de trânsito.

O capacete é item fundamental de proteção e você já sabe que não deve sair de casa sem ele. Utilize botas, luvas, calças e jaquetas apropriadas para motociclistas. Esses acessórios além de protegê-lo ajudarão para que você seja visto.

Evite o ponto cego

Na maioria dos acidentes, os motoristas afirmam que não terem visto a moto. E isso pode ser verdade, o ponto cego é a área não mostrada pelos espelhos retrovisores dos carros, ou onde as colunas e outras partes impedem a visão de quem dirige, o que possibilita e muito que você tome uma fechada por estar invisível. Para que isso não aconteça, tente se posicionar de forma que esteja sempre no campo de visão do motorista.

Cuidado com conversões e cruzamentos

Em locais com tráfego intenso, com saídas para avenidas e estradas importantes são os locais mais perigosos. Muitos motoristas mudam de faixa, ou pegam uma saída sem dar seta e aumentam e muito as chances de acidentes. Evite ultrapassar nesses locais e esteja sempre atendo a movimentação dos outros veículos. Nos pontos de conversão e cruzamento reduza a velocidade e avise que está se aproximando por meio da buzina e do farol alto.

Atenção ao pedestre

A quantidade de mortes de pedestres é tão grande quanto a de motociclistas. Ao passar ao lado de ônibus e outros veículos altos como SUVs, fique atento caso o trânsito esteja parado. As chances de um pedestre surgir entre os carros são grandes. Saídas de escolas, hospitais, igrejas, supermercados, estações de trem e de metrô também exigem cuidado redobrado. Tente rodar com uma velocidade menor próximo a esses locais, de modo que consiga realizar com sucesso uma frenagem de emergência.

Tente não correr no corredor

O ideal seria não andar no corredor. Porém sabemos que em meio ao trânsito das cidades, o corredor é o que facilita a circulação do motociclista, por isso cuidado e atenção. Lembre-se que no corredor as chances de você evitar acidentes são poucas, uma vez que não tem espaço para realizar manobras. Por isso não corra! Lembre-se que motoristas podem mudar de faixa a qualquer momento e mantenha uma distância segura da moto da frente. Observe os sinais dos motoristas, eles costumam olhar os retrovisores ou para fora antes de mudar de faixa.

Esteja sempre atendo

Lembre-se que as chances de um motorista ou de um pedestre não ver a moto são grandes. E na maioria dos casos o mais prejudicado é sempre o motociclista. Por isso, esteja sempre atento. Tenha cuidado nos semáforos, assuma uma postura defensiva no trânsito e evite acidentes. Esteja sempre atento para não entrar para as estatísticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s