O capacete é item fundamental de proteção de todo motociclista. Em caso de acidente ou colisão esse equipamento de segurança faz toda a diferença na vida do piloto e do garupa, por isso deve estar sempre em boas condições de uso, bem afivelado e seguindo todos os padrões do Inmetro.
Muitos são os modelos e tipos de capacete disponíveis no mercado, porém além de conhecer a diferença de cada um deles é importante saber quais são permitidos por lei e quais são inadequados. Segundo o Inmetro, os capacetes integral, misto, modular e aberto estão regulamentados no país e são permitidos desde que estejam com o selo do órgão.
Conheça as diferenças e especificações de cada modelo:
Capacete integral
Modelo mais comum entre os motociclistas, o capacete integral é considerado o mais seguro por ser fechado e possuir viseira. Esse modelo garante proteção a toda cabeça, inclusive ao queixo e dá mais segurança durante quedas e colisões, além de evitar que pedras, insetos, areia e poeira atinjam o piloto.
Capacete Misto
O capacete misto possuí a parte de baixo, removível, dando ao piloto a opção de usar ou não a queixeira, tornando-se assim um equipamento dois em um. Embora seja confortável, em questão de segurança não é tão eficiente quanto o integral.
Capacete modular
O capacete modular parece com o misto, porém ao invés da queixeira ser removível ela é articulada, e pode ser levantada pelo piloto sempre que ele desejar. Nesse equipamento, a viseira é acoplada à queixeira e devido à flexibilidade, não é oferece tanta proteção quanto o capacete integral.
Capacete aberto
O capacete aberto não possuí queixeira, apenas uma viseira. Ele é ótimo em questão de conforto e ventilação, porém é o modelo menos seguro. O usuário desse modelo deve utilizar óculos conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran).
Capacete off road
O capacete off road é integral, protege e envolve toda a cabeça do motociclista, além de ter uma área aberta que ajuda na visibilidade, respiração e dá mais conforto. Ele é utilizado principalmente em modalidades esportivas como rally, motocross, frrestyle e enduro. Também pode ser utilizado em áreas urbanas desde que o motociclista utilize óculos de proteção e o capacete tenha selo do Inmetro.