Itens de segurança para motociclistas

Os principais problemas enfrentados pelos motociclistas em caso de acidentes são as escoriações e o impacto. Quem já caiu de moto sabe que o menor tombo pode causar feridas por toda a pele, que demoram a cicatrizar, sem contar as possíveis fraturas, lesões, torções e em casos mais graves pode levar até mesmo a morte.

Existem itens de segurança que foram desenvolvidos para amenizar o impacto e evitar escoriações, aumentando assim a proteção da pele do motociclista, diminuindo o impacto e tornando o corpo mais flexível para absorver as pancadas. Andar com esses itens aumenta a proteção e segurança em caso de quedas ou acidentes.

Conheça alguns itens de segurança essenciais para os motociclistas e entenda a importância deles em cada uma das situações:

  • Capacete

Item básico e fundamental para todo e qualquer motociclista, o capacete além de garantir segurança em caso de acidentes ou quedas, se utilizado corretamente reduz em até 72% o risco de lesões e 40% o risco de morte. Ele deve sempre estar na medida certa para o motociclista, ou seja, não pode ter folga entre a cabeça e o casco. Faço o teste do dedo: tente encaixar um dedo entre a sua testa e a espuma do capacete, se conseguir, ele está muito grande e você precisa de um modelo menor.

  • Jaquetas

As jaquetas além de protegerem o motociclista das causas naturais como o vento e a chuva, quando possuem faixas reflexivas são excelentes para deixá-los visíveis. Existem diversos modelos disponíveis com pontos de absorção de impacto que protegem com espuma os cotovelos, ombros e a coluna. Dando ao motociclista ainda mais segurança em caso de quedas.

  • Calças

Atualmente existe uma grande variedade de calças desenvolvidas especialmente para os motociclistas. Elas podem ser jeans, de couro ou cordura e possuem um revestimento interno que protege o corpo para que não haja esfoliações durante a fricção no asfalto. Além disso, elas possuem um reforço extra nos joelhos e na lateral do quadril que são as áreas de maior impacto em casos de acidentes.

  • Luvas

Indispensável na segurança do piloto, a luva protege as mãos, o pulso e minimiza os riscos de lacerações e lesões. Durante os acidentes, por impulso, as mãos são a primeira parte do corpo que entram em contato com o chão em busca de apoio, por isso é muito importante estar sempre protegido com luvas. Existe uma grande variedade de modelos, cores e formatos que cobrem toda a mão ou que deixam os dedos de fora. 

  • Botas

Normalmente elas são lembradas apenas nos dias de chuva, porém as botas protegem os tornozelos e evitam torções. Elas dão mais sustentação aos motociclistas em casos de acidentes.

  • Antena corta pipa

Esse acessório é indispensável para a segurança do motociclista, pois evita que a linha da pipa revestia por cerol enrole no pescoço do motociclista e cause cortes graves. Existem diversos modelos, alguns podem até ser dobrados e recolhidos quando não estão em uso.

  • Joelheiras e cotoveleiras

Quando pensamos em joelheiras e cotoveleiras já vem em nossa mente os equipamentos off-road, porém existem diversos modelos articulados que podem ser utilizados por baixo das roupas e garantem mais segurança nos pontos de impacto. Essa é uma boa opção, se o seu orçamento anda apertado e no momento não dá para investir nas calças e jaquetas mais tecnológicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s