Nesse frio, cuide da sua moto!

Além da preocupação com roupas quentes, no período do frio é preciso estar atento à parte mecânica da moto. As baixas temperaturas podem afetar o funcionamento das motocicletas. Por isso, no período do outono e inverno é preciso estar atento e tomar alguns cuidados para não desgastar a sua moto.

Como as partidas costumam ser mais difíceis no inverno, é importante fazer uma revisão, utilizar combustível de confiança e sempre verificar se a bateria, cabos e velas então funcionando bem.

Diariamente, antes de sair, ligue e aqueça a moto. Não precisa deixar a moto ligada por um longo período, apenas dê partida e deixe ela funcionando entre três a cinco minutos. Dessa forma, você evita o desgaste prematuro do motor, aquece os fluidos da moto que estavam resfriados, como o fluído de freio e o óleo da suspensão, deixando-os na temperatura ideal para sair.

Ao esquentar a motocicleta, você também auxilia no funcionamento dos pneus que costumam levar alguns minutos até aquecer e oferecer a aderência necessária. Parece bobeira, mas não é. A temperatura da borracha influência diretamente na aderência ao solo.

Redobre a atenção na pista!

Com as baixas temperaturas, a umidade do ar da madrugada as vezes forma uma fina camada de gelo que torna as pistas e estradas extremamente escorregadias. Por isso, o ideal é pilotar com a atenção redobrada, evitando trancos e curvas rápidas.

E não se esqueça que as manhãs de inverno costumam ter neblina ou nevoeiros, o que afeta a visibilidade e exige ainda mais cuidado e atenção. Na moto os dias frios parecem ainda mais gelados. Quanto maior a velocidade, menor é a sensação térmica e o frio a cada quilômetro parece ficar ainda mais forte, o que torna a pilotagem um pouco desagradável e por vezes perigosa se você não estiver bem agasalhado e protegido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s