Saiba como escolher a moto ideal

Atualmente, com as diversas opções de modelos e os mais variados estilos de motocicleta, escolher qual comprar pode ser difícil. O ideal é pesquisar bastante, elencar quais são as suas necessidades para então comprar a moto que mais se adéqua ao seu momento.

Separamos algumas dicas que podem ajudar no momento de escolha. Confira:

Onde vai usar a sua moto?

É importante ter em mente qual a finalidade da sua motocicleta. Ela será o seu instrumento de trabalho, você vai usá-la para se locomover diariamente ou apenas para lazer?

Tudo bem que acabamos utilizando nossas magrelas para tudo isso, mas é importante ter em mente onde ela será utilizada a maior parte do tempo. Verifique se vai rodar mais em ruas e avenidas, estradas de terra ou rodovias asfaltadas. Coloque na ponta do lápis também se vai percorrer grandes quilometragens ou rodar pouco.

Para utilização mais urbana, as motos menores como scooters e a linha city são práticas e fáceis de conduzir. Mas se você vai pegar rodovias, o ideal são modelos maiores e com mais cilindrada como as naked, trail ou touring. Se o local que você mora não possuí asfalto ou é muito esburacado o melhor são os modelos trail ou off-road que possuem uma suspensão melhor, paralamas maiores e pneus adequados para terra.

Qual o seu perfil?

Cada modelo de moto possuí características marcantes, traços, detalhes e funcionalidades que as distinguem das demais. Por isso, para escolher a modo ideal você precisa ver qual combina mais com a sua personalidade.

Leve em conta se você é mais prático e quer uma moto apenas para o dia a dia, se deseja turistar com a moto e viajar com ela todo final de semana. Se tem algum hobby ou pretende praticar algum esporte com a sua magrela, ou se você vai utilizá-la como instrumento de trabalho e precisa de um modelo econômico e que quase não dê manutenção.

Modelos da linha city costumam ser robustos e econômicos. A naked tem ótimo desempenho na cidade e na estrada, por isso é excelente opção para quem gosta de passear. As trails também são ótimas para quem pega estrada com frequência e prefere pilotar em uma posição mais ereta.  Agora se você é um piloto mais exigente, as esportivas são ideais para quem gosta de acelerar e as tourings são perfeitas para quem busca o máximo de conforto.

Faça cálculos

Mais do que comparar a economia de uma moto com um carro, faça uma comparação real entre os modelos de motocicletas. As de menor cilindrada costumam ser mais econômica, as esportivas e touring gastam mais combustível e as trail e naked ficam no meio termo.

Observe o seu biotipo e veja a moto que mais se adéqua a você. A experiência de pilotagem é imprescindível para encontrar a moto ideal. Avalie o peso da motocicleta e sua força física, veja como fica a sua altura e se é fácil colocar e tirar os pés do chão.

Faça um teste e experimente modelos diferentes antes de comprar. Mais do que beleza e estética, veja se você se sente confortável pilotando, se ela suporta bem o seu peso, se é adequada para a sua altura e se for levar garupa, pense no conforto da pessoa que irá andar com você.

E depois de tudo isso, decida se vai optar por uma moto usada ou zero quilômetro. Analise bem antes de decidir. Elenque as vantagens e desvantagens de cada uma delas e veja qual se adéqua melhor a sua necessidade atual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s