Dicas para pilotar qualquer tipo de moto!

Mais do que um meio de transporte, a motocicleta é para muitos uma verdadeira paixão. Ela faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e se divide em diversas categorias, marcas, modelos e estilos que se enquadram nos perfis mais variados de motociclistas.

Dizem que quem aprende a andar de bicicleta nunca mais esquece. O mesmo ditado pode ser utilizado para as motos. Porém a condução de um modelo para o outro, pode exigir alguns cuidados especiais. Por isso, reunimos algumas dicas para que você consiga pilotar qualquer tipo de moto.

Embora o equilíbrio para conduzir todo e qualquer tipo de moto seja o mesmo, cada modelo tem suas especificidades que podem variar e muito de uma marca para outra. Portanto a dica mais importante é conheça bem a moto que vai pilotar.

Se você não está familiarizado com o modelo, faça um teste primeiro. Sinta o peso da moto, calcule a reação dela nos diferentes tipos de pisos, o tempo de frenagem, analise as distâncias de travagem. Todos esses fatores podem desestabilizar a segurança da sua condução, então só vá para a estrada quando sentir confiança na máquina.

Seja cauteloso e prudente. Não importa o modelo ou o ano da motocicleta que você está pilotando, o que faz a melhor motocicleta do mundo é o piloto. Os motoqueiros mais afoitos, que correm riscos à toa e levam a sua motocicleta ao limite, são o grande perigo das ruas e estradas. Não seja essa pessoa. Respeite as vidas e as regras de trânsito!

O capacete é item fundamental de segurança e nem precisamos lembrar né? Se você for pego pilotando sem capacete, além de uma multa e de 7 pontos na carteira de habilitação, você pode até mesmo, dependendo do seu histórico, receber uma suspensão do direito de pilotar.

As roupas adequadas ajudam muito na pilotagem. Além de você ficar mais confortável, elas possibilitam que você se movimente melhor, pois se adaptam as posições de condução e as necessidades dos motociclistas como proteção contra vento, frio e chuva. Então, dê uma atenção especial a suas roupas, elas facilitarão e muito as suas viagens.

O mesmo vale para o uso de luvas, com elas você mantém as suas mãos protegidas e garante que os dedos não ficarão rígidos durante a pilotagem. Ao utilizá-las, além de se proteger em caso de quedas, você garante conforto e segurança na condução da sua moto.

Cuidado com quem vai levar na garupa. O desempenho do garupa é fundamental para a segurança da sua viagem. Se ele não acompanhar os seus movimentos e exercer força contrária durante a condução, principalmente nas curvas, a moto irá desestabilizar e por mais experiência que você tenha, o risco de queda é grande. Por isso, oriente a pessoa que irá com você, antes que ela suba na moto. E na dúvida, vá sozinho.

E lembre-se de jamais, em hipótese alguma pilotar sobe a influência de álcool ou drogas. Além de desrespeitar todas as normas e leis, você coloca em risco a sua vida e a dos demais.

Seguindo essas regras simples você será capaz de conduzir qualquer modelo. A grande sacada é ter cautela, bom senso e prudência para aproveitar da melhor forma possível a moto escolhida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s