Soltar pipas, arraias e papagaios é uma diversão muito antiga e comum em todas as regiões do nosso país. Mas, o que era para ser uma brincadeira inofensiva, acaba virando um grande perigo, principalmente nas grandes cidades, por conta das linhas cobertas com cerol ou o uso da linha chilena.
O cerol é uma mistura de vidro moído com cola, que é passado na linha com a finalidade de cortar as pipas que estão sendo empinadas por outras pessoas. Porém, além de pipas, o cerol pode cortar fios de alta tensão e são um perigo para motociclistas, animais e pedestres que podem sofrer cortes profundos caso sejam atingidos.
A linha chilena é proibida na maioria das cidades e é ainda mais perigosa do que o cerol. Feita de uma mistura de cola com limalha de ferro, o seu poder cortante fica ainda maior.
Nos meses de julho, dezembro e janeiro, a frequência das pipas no céu aumenta devido as férias escolares. Com a quarentena, crianças, jovens e adultos têm soltado cada vez mais pipas e a linha no chão ou até mesmo esticada na rua, as vezes é imperceptível.
As linhas das pipas são um perigo para os motociclistas e ciclistas que podem ser atingidos no rosto ou pescoço, sofrer cortes graves e lesões que podem ser fatais. Por isso, todo motociclista deveria ter instalado em sua moto uma antena corta pipa.
A antena corta pipa é um dispositivo simples, que dá segurança e protege o motociclista das linhas. Ela deve ser instalada no guidão da moto ou retrovisor, em uma posição que fique diante do rosto do piloto e na altura ideal, acima da cabeça. A antena possuí um estilete na ponta que corta a linha antes que ela alcance o motociclista ou o garupa.
Atualmente existem vários modelos e preços. As antenas corta pipa podem variar entre as de seis e dois estágios, e há ainda opções retráteis, reclináveis. Algumas possuem abraçadeiras e geralmente são confeccionadas em aço inox ou alumínio.
Embora seja um acessório simples, a antena corta pipa faz toda a diferença na proteção e segurança do motociclista. Por isso, ande com ela sempre levantada. E se ainda não têm uma instala em sua moto, no Imotopeças você encontra vários modelos. Acessa que tem!