Um bom piloto sabe o quanto a manutenção da motocicleta é importante. É preciso estar sempre atento aos detalhes e sinais que a sua moto dá, dessa forma, além de evitar acidentes você prolonga a vida útil da sua magrela.
A limpeza e lubrificação da corrente da moto deve ser feita com frequência. Essa manutenção é simples e garante o bom funcionamento da sua motocicleta. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas fáceis e práticas de como limpar essa peça.
A corrente faz parte do sistema de transmissão da moto, ela é responsável por transferir e gerenciar a potência e o torque para a roda de trás. É ela que liga a coroa e o pinhão. Como a corrente fica em constante movimento, o atrito ente as peças podem danificar todo o equipamento e causar um desgaste prematuro, por isso a limpeza e lubrificação são fundamentais.
O óleo lubrificante reduz o atrito e evita que sujeiras fiquem presas no interior da moto. O ideal é limpar e lubrificar a corrente da sua moto a cada 400 ou 500 quilômetros rodados. Caso tenha dúvida, o manual de instrução é sempre uma boa pedida, uma vez que trás todas as informações do período adequado para realizar a manutenção da sua moto.
Para limpar a corrente evite produtos abrasivos como querosene. Opte por desengraxantes que são próprios para correntes e remova o excesso de sujeira com uma escova. O ideal é repetir a operação duas vezes e finalizar a limpeza com um pano limpo.
Para lubrificar a corrente é necessário garantir que ela esteja bem limpa e sem resquício de óleo. Aplique um lubrificante adequado, que atenda as especificações do manual. A escolha do óleo é muito importante, siga a orientação dada pelo manual para que você não danifique a sua corrente.
Ao realizar limpeza e lubrificação regulares, você garante o bom funcionamento da sua moto e prolonga o funcionamento das peças.