O lubrificante tem como principal objetivo reduzir o atrito entre as peças e evitar desgastes. O óleo de motor é o tipo de lubrificante mais conhecido, seguido pelo óleo de transmissão. Mas existem diversos tipos que podem ser divididos em sólidos como grafite, talco e resina; semissólidos que são as graxas e gasosos como ar.
O lubrificante é escolhido de acordo com a necessidade de cada local ou peça. Em locais em que o lubrificante líquido pode escorrer, as graxas são utilizadas, pois se fixarão melhor. Muito além de apenas reduzir atrito, os lubrificantes aumentam a eficiência da sua moto, reduzem o consumo e evitam reparos de alto custo.
Lubrificantes também ajudam na redução de ruídos do motor, ele realiza a vedação adequada entre algumas peças e ainda auxilia no controle da temperatura, pois funciona como um meio de transporte do calor.
A manutenção e a troca de óleo da moto são importantes. O óleo do motor realiza a neutralização dos ácidos gerados na combustão. Esses ácidos são responsáveis por degradar componentes. Além disso, o óleo minimiza a corrosão e em alguns casos cumpre a função de fluido hidráulico.
Por isso é preciso estar atento. A utilização de um óleo incorreto, ou a demora para realizar a manutenção e troca de óleo pode gerar mal funcionamento do motor e de peças como correntes, válvulas e pistões.
Atualmente existe uma gama muito grande de lubrificantes no mercado. É preciso verificar no manual qual tipo é o melhor para a sua moto. No Imotopeças nós temos uma grande variedade de óleos e graxas lubrificantes, aproveite nossas ofertas e realize a manutenção preventiva da sua moto.