Atenção a cor da fumaça do escapamento!

Realizar a manutenção preventiva da moto evita uma série de problemas, inclusive os que podem ocorrer e gerar alguma alteração na cor da fumaça que saí do escapamento. Com uma pequena observação na tonalidade da fumaça é possível identificar problemas que estão começando e prevenir danos mais graves na sua motocicleta.

A tonalidade da fumaça dá indícios do que pode estar acontecendo com a sua moto. A cor escura, indica excesso de combustível, a fumaça azulada é perigosa, pois indica que o motor da motocicleta está danificado. E a tão temida fumaça branca pode indicar um ou mais problemas, por isso é preciso observar com atenção.

Se a fumaça estiver muito branca, provavelmente a moto está com problemas no carburador. Esse tipo de fumaça é sinal de que o líquido do arrefecimento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão junto com o combustível.

Para ter certeza de que esse realmente é o problema, observe se o nível do líquido arrefecimento está baixando rapidamente. Outra forma de ter certeza é após o escapamento esfriar. Quando a temperatura já estiver baixa, passe o dedo dentro do escapamento e verifique. Se estiver molhado é porque está havendo a queima de líquido. 

Em alguns casos, a fumaça branca pode apresentar tons azulados e é preciso estar atento, pois o óleo do motor pode estar queimando na câmara de combustão, o que causa um grande cheiro de queimado.

Agora se a fumaça branca ocorre em dias mais frios ou somente quando o motor é ligado, o problema pode ser apenas a condensação de ar. A moto estava fria e ao queimar o combustível gerou um vapor de água. Nesse caso, não precisa se preocupar.

A melhor forma de prevenir e evitar surpresas é realizar a manutenção da sua moto. O ideal é que a revisão seja feita sempre a cada quatro ou seis meses de uso, conforme a frequência que você utiliza a sua moto.  Realizando a manutenção preventiva e prestando atenção aos sinais, as chances que sua moto venha a apresentar algum desses problemas é sempre menor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s