Entenda e aprenda a prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma. Esse tipo de câncer também pode ocorrer em homens, porém em uma proporção muito menor, uma vez que, os casos masculinos representam apenas 1% do total.

Existem vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem rapidamente, enquanto outros são mais gradativos. É quase raro desenvolver o câncer antes dos 35 anos, a maioria dos casos se dá entre os 40 e 50 anos.

Mas, o que é o câncer de mama?

Essa doença surge a partir de células que sofreram alterações genéticas em seu DNA e que começaram a se proliferar de maneira desordenada e acelerada, formando um tumor. Quando o tumor é considerado maligno, ele recebe o nome de câncer.

Normalmente, no corpo humano, as células sadias crescem, dão origem a novas células e morrem. Porém, no caso de células doentes, elas não morrem e nem dão origem a novas células. Elas invadem e prejudicam os tecidos e órgãos do corpo, crescendo e causando os tumores.  Quando desenvolvimento dessas células ocorre na região da mama, recebe o nome de câncer de mama.

O câncer de mama é um dos tipos mais frequentes de câncer no Brasil. Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O tratamento é dado de acordo com o estágio da doença, podendo ser utilizada a quimioterapia, radioterapia e em alguns casos é feita uma cirurgia para a retirada do tumor e é necessária a extração de uma parte, ou de toda a mama.

Se toque!

Realizar o exame de toque, observar as mamas e manter os exames de rotina em dia possibilitam um diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura para até 95%, dependendo do caso. Quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de cura.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais por meio dos seguintes sinais e sintomas:

– Nódulo (um caroço), normalmente fixo e indolor na região da mama;

– Pele da mama avermelhada, enrugada e com uma aparência que lembra uma casca de laranja;

– Alteração no formato do bico do peito (mamilo);

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

– Saída de líquido anormal das mamas;

Preste muita atenção e esteja atenta a qualquer alteração nas mamas. Faça o exame de toque uma vez ao mês e se você tem 40 anos ou mais, realize os exames de mamografia periodicamente. Lembre-se que independente da idade ou sexo, em caso de anormalidade é necessário procurar um médico.

Prevenção

Embora prevenir o câncer de mama, não seja totalmente possível, com alguns cuidados é possível reduzir em até 28% as chances de desenvolvê-lo. São ações simples como:

– Praticar atividade física regularmente;

– Ter uma alimentação saudável;

– Amamentar;

– Não fumar;

– Ter o peso corporal adequado;

– Evitar bebidas alcoólicas e o uso de hormônios sintéticos em altas doses.

O Imotopeças apoia essa causa e acredita que prevenir é sempre o melhor caminho. Aproveite que nesse mês de outubro estamos com uma seleção de produtos femininos com a temática Outubro Rosa em nosso site e confira nossa variedade de capacetes, roupas e acessórios. Acessa que tem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s