Os erros mais comuns dos motociclistas

Andar em alta velocidade, fazer curvas de forma incorreta, não frear adequadamente, não realizar a manutenção da moto e desrespeitar as regras de trânsito estão entre as falhas mais perigosas dos motociclistas.

Além desses erros comuns, podemos acrescentar andar sem capacete, trocar os retrovisores das motos por modelos menores e trafegar com velocidade nos corredores entre os carros. Embora pareçam pequenos detalhes, cada um desses erros de pilotagem pode custar uma vida.

Um estudo realizado pela Asociación Nacional de Empresas del Sector de Dos Ruedas (ANESDOR), da Espanha, apontou os erros mais comuns que levam os motociclistas a sofrerem de simples quedas à graves acidentes. Confira:

Velocidade: Andar em uma velocidade alta, acima do permitido e desrespeitando as normas de trânsito é uma das principais causas de acidentes. A velocidade reduz o tempo para uma reação eficiente em caso de perigo.

Curvas: Muitos motociclistas se atrapalham no momento de realizar curvas. Em uma curva, a força centrífuga tende a jogar a moto para fora, então, para compensar essa força é preciso inclinar o corpo.

Em condições normais, o corpo deve acompanhar a inclinação da moto. Em curvas pequenas ou com mudanças rápidas de direção, o corpo deve estar menos inclinado do que a moto. E em curvas rápidas ou em pisos escorregadios, o corpo deve estar mais inclinado do que a moto.

Manutenção: A mecânica da moto exige atenção. Um problema mecânico; pneus e pastilhas de freios gastas podem expor o piloto a sérios perigos.

Frenagem: Muitos acidentes acontecem porque os motociclistas não freiam adequadamente. O freio dianteiro é responsável por 70% da eficiência da frenagem. A forma correta de acioná-los é progressivamente, sem provocar o travamento das rodas.

Desrespeito às regras: A imprudência coloca o piloto e pessoas ao redor em riscos desnecessários. É preciso respeitar as normas de trânsito, pilotar de maneira consciente, para dessa forma, evitar acidentes. Trafegar em velocidade, entre os carros, nos acostamentos e realizar conversões em locais proibidos estão as principais causas de acidentes graves.

Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Confira cada um desses itens, veja o que está fazendo de errado e corrija. Assim você torna o trânsito mais seguro para você e para todos.

One Reply to “Os erros mais comuns dos motociclistas”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s